Quissamã agora conta com emendas parlamentares no orçamento.
Com a aprovação da medida na Câmara negociada pelos Vereadores Alexandra Moreira e Marcos Silva com os demais Vereadores Luciano Pessanha, Zé Borba, Calico e Luiz de Acil, a Prefeita foi obrigada a destinar R$ 1.868.000,00(um milhão oitocentos e sessenta e oito mil reais) do orçamento anual de 2018 estimado em 186 milhões para que os 9(nove) Vereadores tenham a oportunidade de propor emendas parlamentares de até 207 mil reais aproximadamente.
A emenda ao orçamento anual de 2018 foi aprovada em sessão plenária do dia 14/12/2017 e gerou polêmicas no Governo Maria de Fátima que não foi a favor da medida. Inicialmente a Prefeita tentou vetar a emenda de autoria da oposição, mas diante da iminente derrota que sofreria em plenário com a derrubada do seu veto, recuou e sancionou a Lei com a emenda impositiva.
Cada Vereador terá direito a propor uma emenda no valor de até 207 mil reais, respeitando a determinação constitucional de que 50% deste valor seja destinado para ações na área de saúde.
A Vereadora Alexandra Moreira já decidiu que a sua emenda parlamentar será destinada para a compra de um mamógrafo digital para atender a demanda do município de Quissamã e dos Municípios vizinhos inclusive, possibilitando que a Prefeitura de Quissamã receba a verba SUS destes municípios pelos exames realizados.
A mamografia é um exame de diagnóstico feito por aparelho específico, de diagnóstico por imagem e tem como finalidade avaliar o tecido mamário de homens e mulheres.
A mamografia é indicada no Brasil para mulheres acima dos 50 anos, porém a realização deste exame a cada 2 anos para mulheres acima de 40 anos também é indicado em alguns casos, pois existe maior chance de diagnóstico e tratamento.
Este exame pode detectar precocemente nódulos e calcificações, mesmo que eles não sejam palpáveis possibilitando a redução de mortes por câncer de mama.
O hospital já vai contar com um raio X moderno que foi conseguido pelos Vereadores Xande e Chiquinho de Arué através de emenda parlamentar do Deputado Octavio Leite(PSDB/RJ), com o mamógrafo, teremos mais um ganho na realização de exames por imagens já que possuímos profissionais competentes na rede municipal de saúde para operar estes equipamentos, pontuou a Vereadora.