Monthly Archives: abril 2019
VEREADORA APROVA LEI QUE DECLARA A FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA EVENTO OFICIAL NO MUNICÍPIO DE QUISSAMÃ
Foi aprovada por unanimidade a Lei n°1.827 de 12 de Março de 2019 de autoria da Vereadora Alexandra Moreira que instituiu o dia de Nossa Senhora da Penha como data comemorativa oficial no Município de Quissamã, devendo constar no calendário de eventos da Cidade.
De acordo com a Lei, na 2ª segunda-feira após o domingo de Páscoa será comemorado o dia de Nossa Senhora da Penha, ficando a critério do Chefe do Executivo Municipal a decretação de ponto facultativo nas repartições públicas municipais.
A Vereadora Alexandra Moreira atendeu ao pedido do Pároco da Cidade o Padre Marcos Vinícius Moreira Falcão, uma vez que informalmente, alguns Prefeitos concediam a liberação de funcionários públicos no dia dos festejos, porém ficava a critério do gestor. Já com a edição da Lei pode ser decretado ponto facultativo nas repartições publicas.
Nossa Senhora da Penha é o título da Virgem Maria que teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. A imagem estaria enterrada ali por causa de uma guerra entre franceses e muçulmanos. Os católicos escondiam suas imagens para que elas não fossem destruídas pelos invasores islâmicos. No sonho, a imagem aparecia cercada de luz e acenando para que ele fosse procurá-la. Simão procurou pela serra durante cinco anos, sem sucesso. Mas, então, num dia especial, teve a informação de que a serra que ele descrevia chamava-se Penha de França e ficava no norte da Espanha.
Simão Vela dirigiu-se para lá o mais rápido que pode. No norte da Espanha havia uma serra muito alta e íngreme, com pontas de rochas no alto. A serra se chamava Penha de França e ficava na província de Salamanca. Ali, acredita-se que o Rei Carlos Magno teria lutado contra a invasão dos mouros. À procura da imagem, Simão caminhou três dias e três noites ininterruptamente. Ele fez isso porque, segundo sua própria narrativa, em seus êxtases, ele ouvia sempre a advertência divina dizendo-lhe: Simão, vela e não durma! Por essa razão ele passou a ser chamado de Simão Vela.
Devoção a Nossa Senhora da Penha no Brasil
Devoção a Nossa Senhora da Penha chegou ao Brasil pelos colonizadores portugueses. A primeira capela em sua honra foi construída em Vila Velha, na antiga Capitania do Espírito Santo, entre 1558 e 1570. A construção foi levada a frente por Frei Pedro Palácios, um espanhol cheio de fé e devoto da Santa. Depois foi erguida a Igreja da Penha do Irajá (1635).
Devoção a Nossa Senhora da Penha em Quissamã
A devoção secular em Quissamã veio provinda do Estado do Espírito Santo, a festa começou a se organizada com a chegada de um casal de negros na localidade. Muito devotos de Nossa Senhora da Penha, o casal foi o pioneiro a iniciar a comemoração, eles ergueram a primeira capela dedicado à Nossa Senhora da Penha, era feita de palha. Não se sabe ao certo o período, apenas calcula-se entre final do século XIX ou início do século XX. Dando continuidade a tradição, a localidade abraçou com alegria essa devoção, que até então era conhecida com Olhos D’água, mas a devoção a Nossa Senhora da Penha foi tão grande que logo a comunidade recebeu o nome bairro da Penha, em homenagem. Na década de 1930 e 1940, o senhor Leão Viera começou a organizar a festa com grande maestria e ficou reconhecido como dono da festa. Leão Viera era também dono de uma barraquinha, a mais famosa da festa. Os festejos atraíam filhos das famílias da cidade ausentes da terra, e servia de ponto de encontro dos amigos que não se viam no quotidiano.
Data comemorativa
Vindo de tradições Capixabas, o dia em louvor a Nossa Senhora da Penha sempre é na segunda-feira após o segundo domingo de Páscoa, variando-se a data em relação a comemoração da Páscoa.
Fonte Bibliográfica: BARCELOS, Emanoel. Uma tradição centenária: festa da Penha reúne em suas várias edições, histórias que revelam os costumes da cidade. Diário de Quissamã. Quissamã, 04 de abril de 2005, p. 8.

Programação dos Festejos do ano de 2019
SESSÃO ORDINÁRIA DA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA (25/04).
Em pauta:
– Pedido que os parlamentares possam se reunir para discutir questões sobre as atuações parlamentares.
– Transmissão das sessões da câmara nas rádios comunitárias.
– Desmentindo ações falsas que são disseminadas pelo governo.
– Agradecimento aos parlamentares pela aprovação da lei que torna o dia de Nossa Senhora da Penha como feriado municipal.
SESSÃO ORDINÁRIA DESTA QUARTA-FEIRA (24/04)
SESSÃO ORDINÁRIA DESTA QUARTA-FEIRA (17/04)
Em pauta:
– Certidão orçamentária do Executivo, arrecadação maior que no ano de 2018.
– Obra da creche e da ciclovia no Sítio Quissamã, prevista para serem inauguradas no dia 14 de abril, porém nada realizado.
– Cobrança à mesa diretora para solicitar às rádios comunitárias as transmissões das sessões da Câmara.
– Agradecimento ao Capitão do 32º Batalhão e ao Governador Wilson Witzel pelo envio de novas viaturas para Quissamã.
– A draga dos pescadores não está funcionando.
– O Executivo prometeu um abono aos motoristas, e nada foi feito.
– Visita ao galpão da Coordenadoria de Cultura.
– Convite para participar da live no Facebook no sábado (20/04) às 13h.
QUISSAMÃ PAGARÁ POR PROPAGANDA QUASE 1 MILHÃO DE REAIS E JORNAL EXPRESSO REGIONAL CONDENADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL VAI RECEBER DINHEIRO PÚBLICO
A Prefeitura de Quissamã lançou um edital no valor de R$974.209,31(novecentos e setenta e quato mil, duzentos e nove reais e trinta e um centavos). O objeto da contratação é de serviços de publicidade e propaganda para fazer com que a população “confie e reconheça os serviços prestados pelo executivo municipal“, conforme está escrito no edital.
Enquanto as Prefeituras de todo Brasil e até mesmo o Governo Federal economiza em marketing da velha política, em Quissamã, a Prefeita ostenta riqueza e não hesitará em gastar quase 1 milhão de reais dos cofres públicos para fazer com que o povo acredite e valorize o seu governo.
O próprio Presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais para apresentar a nova marca do Governo Federal no dia 4 de janeiro de 2019 e pelo Twitter, em seu perfil oficial ele postou um vídeo no qual mostra a marca que será utilizada ao longo de sua gestão, que terá como slogan a frase “Pátria Amada Brasil”. Na postagem, o presidente justificou o fato de a marca ser lançada nas redes sociais como uma estratégia de economia aos cofres públicos. “A parte mais importante é que a divulgação está sendo lançada na internet com custo zero, economizando mais de R$ 1,4 milhão aos cofres públicos, se a ação fosse realizada pelos canais tradicionais de TV”, postou Bolsonaro.
A Prefeita de Quissamã(PTN) enfrenta uma forte rejeição popular e sua reeleição é descartada até por aliados políticos. Desesperada com sua impopularidade, a Prefeita quer gastar quase um milhão de reais em Marketing, pois sonha com sua reeleição em 2020.
Várias promessas não foram cumpridas, nenhuma casa popular foi construída, o programa de bolsas de estudos foi interrompido e agora a Prefeita quer mudar o regime de trabalho dos empregados públicos municipais de Celetista para Estatutário pois com esta medida, ela reduz a folha de pagamento para nomear mais assessores.
Na estratégia para se fortalecer politicamente, a Prefeita segue a cartilha de Gramsci , um comunista Italiano que pregava a hegemonia cultural. A proposta de dominação é se colocar em visibilidade política dominando os meios de comunicação. A Prefeita mantém um programa semanal na rádio comunitária local, onde somente ela tem acesso. As transmissões da Câmara foram suspensas pelas duas rádios comunitárias da Cidade, pois desta forma, os Vereadores da oposição não tem seus discursos reverberados para a população, e agora, quase 1 milhão serão investidos em mídias.
A distribuição de dinheiro público também vai favorecer o Jornal EXPRESSO REGIONAL. O dono deste jornal que não mantém publicações periódicas, Sr. Joel Batista Martins Filho, foi condenado por abuso dos meios de comunicação, ele perdeu os direitos políticos por 8 anos e está inelegível. Todos em Quissamã lembram do recente julgamento da Prefeita no TRE/RJ em 2018, onde até a segunda-feira do dia 26/11/2018 Maria de Fátima contava com 4 votos a favor de sua condenação e cassação, porém o recurso impetrado pelo ex prefeito Armando Carneiro foi julgado procedente em parte por 6X1 para condenar somente o dono do Jornal Expresso Regional, o que não impede a condenação da Prefeita no TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Joel Batista Martins Filho Diretor do Jornal Expresso Regional condenado pelo TRE/RJ por uso abusivo do jornal para prejudicar o Ex Prefeito Armando Carneiro nas eleições de 2016. Seu Jornal vai Receber dinheiro público no governo de Maria de Fátima… o acerto está sendo pago.
A Prefeitura de Quissamã vai pagar mais de 17 mil por página de um jornal que foi condenado pela Justiça Eleitoral em processo que reconheceu que as publicações do jornal em 2016 contribuíram para que Armando perdesse as eleições para Maria de Fátima Pacheco.
Está claro que a população de Quissamã agora vai pagar a conta do acerto. Confira o Edital abaixo;

DINHEIRO PÚBLICO SERÁ DADO A JORNAL QUE AJUDOU NA ELEIÇÃO DA PREFEITA E FOI CONDENADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL
TRIBUNAL DE CONTAS MULTA PREFEITA DE QUISSAMÃ EM 34 MIL E DECLARA ILEGALIDADE NO EDITAL DO LIXO
Em sessão realizada dia 3/4/2019 , o plenário do TCE – Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, multou a Prefeita Maria de Fátima em 10 mil ufirs que corresponde aproximadamente a 34 mil reais e decidiu pela ilegalidade do edital feito pelo atual governo para contratação de coleta, transporte e destinação final de lixo na Cidade de Quissamã.
O conselheiro Christiano Lacerda destacou no seu parecer que por 6 vezes a Prefeita foi intimada a explicar detalhes do edital, inclusive os valores, mas que ela não acatou as determinações do TCE/RJ, embora tenha sido intimada.
O Conselheiro destacou a tentativa de contratação antieconômica(CERCA DE 15 MILÕES/ANO) e considerou o edital feito pelo governo da Prefeita Maria de Fátima ilegal. Pelo que se extrai da condenação, a Prefeita não tem interesse em fazer nova licitação para os serviços de coleta de lixo e esgoto e com isso, ela deve prorrogar pela 13ª o contrato com com a empresa que já tem contratado mais de 100 milhões no município desde 2013.

Último aditivo do contrato do lixo em Quissamã concedido em janeiro 2019
Hoje a Prefeita Maria de Fátima toma café na empresa com funcionários, mas na campanha eleitoral dizia que o lixo de Quissama era o mais caro do Brasil e gritava contra a empresa nos palanques, inclusive cobrava da Câmara uma CPI e ao ex prefeito Furinga que fizesse uma auditoria no contrato.

A Prefeita, o vice prefeito e demais autoridades tomam café no patio da empresa que todos eles diziam que deveria ser auditada no governo de Octávio/Furinga
A Prefeitura de Quissamã mantém o mesmo contrato celebrado em 02/08/2013 com a empresa UNIÃO NORTE FLUMINENSE ENGENHARIA E COMERCIO LTDA um contrato que engloba “serviços de capina e varrição de ruas, coleta, transporte e destinação final de lixo, manutenção de praças, parques e jardins públicos, manutenção, limpeza e operação do sistema de esgoto sanitário, bem como suas elevatórias”, conforme informou a prefeita no ofício n°134/2017 à Vereadora Alexandra Moreira.
Presidentes da CEDAE e da FAETEC recebem as demandas de Quissamã
A Vereadora Alexandra Moreira esteve nas Presidencias da CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos e da FAETEC – a Fundação de Apoio à Escola Técnica no mês de abril do ano corrente.
Junto ao Presidente da CEDAE Dr. Hélio e também do Diretor de Interior da Companhia, Sr. Carlos Henrique Braz, a parlamentar solicitou a elaboração de um relatório técnico de controle da água distribuída pela empresa no município de Quissamã em razão de recorrentes episódios de turbidez da água. Também foi solicitado melhor estruturação da ETA – estação de Captação e Tratamento local, bem como testes da água no local de captação, uma vez que o Canal Campos Macaé está recendo esgoto in natura, sem tratamento.

Dr. Helio Cabral, Alexandra Moreira e Carlos Henrique Braz, Diretor de Interior
A reunião com o Presidente da Faetec Romulo Massacesi e com o Vice-presidente Administrativo Gilson Paulino foi realizada em Quintino Bocaiúva, na Cidade do Rio de Janeiro e a parlamentar solicitou cursos da Fundação que em breve estarão disponíveis em Quissamã.

com o Presidente da Faetec Romulo Massacesi e o Vice-presidente Administrativo Gilson Paulino na sede da Fundação no Bairro de Quintino, Rio de Janeiro.
As agendas foram marcadas pela Governança do Palácio Guanabara e são resultado do bom relacionamento da parlamentar junto ao Governo do Estado.
“Com parcerias e confiança dos Governantes sérios e comprometidos com a população vamos avançar no propósito de garantir melhor qualidade de vida a população Quissamaense“, destacou a Vereadora do PSC – Partido Social Cristão.
SESSÃO ORDINÁRIA DESTA QUINTA-FEIRA (11/04)
Em pauta:
– Ofício encaminhado para o presidente da CEDAE, pedindo melhorias na estação de tratamento da cidade.
– Indicação ao executivo para realização de parceria para instalação de uma antena de TV aberta no parque de exposição.
– Solicitação ao executivo a certidão de receita da arrecadação referente ao mês de março.
– Repasse do FNDE para agricultura familiar.
– Contratação de uma empresa de sessão de software para aferição correta do pagamento previdenciário.
– Convite para participarem da live no Facebook nesta sexta-feira (12/04) a partir das 13h.