31 ANOS QUISSAMÃ – VEREADORA ALEXANDRA MOREIRA CONCEDERÁ TÍTULOS DE CIDADANIA E MÉRITO POLÍTICO

A Cidade de Quissamã/RJ completará 31 anos de emancipação política administrativa na sexta-feira dia 12 de junho de 2020. Tradicionalmente como determina o Regimento Interno da Casa Legislativa, serão concedidos títulos de Cidadania à pessoas em reconhecimento pela sua “distinção de maneira invulgar” no âmbito de sua projeção pessoal e profissional,  reverberando de forma positiva o nome da Cidade de Quissamã.

A formulação de Decreto Legislativo objetivando os fins de concessão de título de Cidadania Quissamaense  e a outorga do título ora concedido é feita por ocasião da Sessão Solene comemorativa do aniversário da Emancipação Político Administrativa do Município ou especialmente convocada para esta finalidade nos termos do art. 167 da Resolução n°162/2018 da Câmara Municipal de Quissamã.

A concessão do Título de Mérito Político é regulamentada pela Resolução n°069/97 da Câmara Municipal de Quissamã em reconhecimento a Cidadãos que se destaquem dentro do cenário político local, regional e nacional.

Serão concedidos 3(três) títulos de Cidadão Quissamaense e 1(um) título de mérito político por cada Parlamentar.

Em razão das medidas sanitárias adotadas no País, em especial a de determinação de isolamento social, a Cerimônia de entrega das honrarias será adiada, porém a Sessão de Apreciação das indicações feitas pelos Parlamentares acontecerá dia 11 de Junho às 17h no plenário da Câmara Municipal e será transmitida on line pela página oficial do facebook da Casa Legislativa no seguinte endereço: https://www.facebook.com/C%C3%A2mara-Municipal-Quissam%C3%A3-795156640620820/

Segundo informações da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Quissamã, a Cerimônia de entrega tradicional será realizada tão logo seja flexibilizada as medidas de restrições a aglomeração, que deverá acontecer em breve.

CIDADÃOS QUISSAMAENSES 

 

BERNARDO SANTORO PINTO MACHADO

72528065_1356643714502632_6315501816788287488_n

Vereadora Alexandra e Bernardo Santoro – Secretário de Estado do RJ

Bernardo Santoro é advogado, formado e com mestrado pela UERJ, pós-graduado em economia pela UERJ, Secretário de Estado, Presidente do Instituto Rio Metrópole, especialista do Instituto Millenium, Conselheiro Deliberativo do Instituto Liberal e Conselheiro Acadêmico da Revista Mises do Instituto Mises Brasil, além de Presidente Municipal do PSC em Petrópolis.

Bernardo Santoro exerceu a função de Analista concursado da AgeRio  – agência estadual de fomento do Rio de Janeiro e ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar. Foi professor de direito e economia na UERJ, UFRJ e Mackenzie-SP, Vice-Presidente de Finanças do Botafogo de Futebol e Regatas e Assessor Especial do Governado do Estado do RJ.

Bernardo Santoro é um grande articulador de políticas públicas de Quissamã junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.

PETER AMARAL FERNANDES

peter

O Policial Peter Amaral em atuação – o PROERD ensina aos estudantes a importância de manter-se longe das drogas e da violência.

 

Peter Amaral é filho de Celso Fernandes e Creusanir Amaral Fernandes, nasceu em 1983 na cidade de Niterói.

Antes de completar 1 ano de idade, Peter e seus pais mudaram-se para o sítio de seus avós paternos, no 3º distrito de Itaocara- RJ – onde viveu sua infância e sua adolescência.

Estudou no Colégio Estadual Jaime Queirós de Souza, da educação infantil até completar o ensino médio e no ano de 2004 e prestou vestibular para o curso de liceciatura em matemática na Universidade Federal Fluminense na cidade de Santo Antônio de Pádua a 45 km de sua residência. concluiu o curso em dezembro de 2010.

Quando estava no 2º período,  em dezembro de 2005  Peter Amaral fez concurso para soldado da polícia militar do Estado do Rio de Janeiro, foi aprovado, e depois de  completar todas as etapas de avalição da Instituição foi convocado e iniciou o curso de formação de soldados no dia 14 de  agosto de 2006, ficando em regime interno integral, durante 7 meses no 8º batalhão de policia militar na cidade de Campos dos Goitacazes.

Em março de 2007 iniciou sua carreira como policial militar, no 32º BPM em Macaé, onde ficou no policiamento ostensivo e repressivo, alternadamente, durante  5 anos.

No ano de 2012, Peter foi convidado por seu comandante coronel PM Ramiro para trabalhar na subseção de justiça e disciplina, como instaurador de procedimentos, ficando 1 ano e meio nesta função.

No primeiro semestre de 2012 ingressou no curso de engenharia civil na Universidade Estácio de Sá e concluiu o curso no segundo semestre de 2016.

Em maio de 2013 se inscreveu no concurso para concorrer uma vaga para instrutor educador social do programa educacional de resistência as drogas (PROERD), obtendo êxito na avaliação teórica e posteriormente sendo submetido a uma avaliação prática, onde também foi aprovado com êxito. logo após foi convocado a fazer o curso de formação de instrutores do PROERD e em outubro de 2013 começou a atuar nos municípios de Quissamã, Carapebus e Conceição de Macabú. Desde então, segue orientado e protegendo as crianças, adolescentes e jovens de Quissamã, com sua facilidade na comunicação e seu jeito simples e acessível a todos.

Como exemplar instrutor do PROERD em Quissamã, o Policial Peter Amaral ensina aos estudantes, uma mensagem de valorização à vida, e a importância de manter-se longe das drogas e da violência.

 

HUASCAR ANDRADE MOREIRA

PHOTO-2020-06-05-19-06-11

Sr. Andrade, o grande patriarca do Goiabal

 

HUASCAR ANDRADE MOREIRA, nascido no Rio de Janeiro em 16/08/1936, filho da quissamaense Loyd de Andrade e do português Carlos Mario Gonçalves Moreira.

Sua história com Quissamã inicia-se com o casamento de sua avó materna, Maria José do Patrocínio, uma quissamaense humilde, que trabalhava como dama de companhia da Condessa de Araruama, Raquel Francisca de Castro Neto e seu avô,  um marinheiro mercante catarinense, Nelson de Andrade, em 1911.

Por ocasião do casamento, em outubro de 1911, seu avô adquiriu da Condessa, uma pequena parte da Fazenda Mandiquera, na localidade hoje conhecida como Goiabal e lá fixou residência com sua esposa onde tiveram  07 filhos, sendo sua mãe, Loyd, a mais velha .

Em, 1927, aos 18 anos,  Loyd embarca para o Rio de Janeiro, em busca de emprego e lá conhece o marceneiro português Carlos Mario, casando-se em seguida. Dessa união nasceram 3 filhos: Huascar, Dilza Teresa e Jorge.

Huascar, após servir ao exercito, mostrou-se hábil como comerciante, tendo trabalhado por toda a vida nesse ramo de negócios, inicialmente como vendedor e depois como empresário do ramo de laticínios.

Em 1971, casou-se com a professora Sheila Maria, tendo 5 filhos: Alessandra, André Luiz, Adriano, Allan e Eni.

Embora vivendo e criando os filhos no Rio de Janeiro, sempre nutriu um amor e orgulho muito grande por Quissamã e suas origens, razões pelas quais vinha em visitas freqüentes, sempre sonhando com o dia em que poderia fixar residência aqui. Conseguiu transmitir o amor por Quissamã a todos os filhos, tanto que os fins de férias eram sempre doloridos, com os filhos chorando porque não queriam voltar para o Rio de Janeiro e o consolo vinha sempre através da frase: “filhos, precisamos ir para podermos voltar”…

Até que finalmente, em 1996, após se aposentar, ele realizou seu sonho vindo residir definitivamente aqui, na mesma propriedade adquirida por seus avós, e trazendo todos os 5 cinco filhos, que aqui casaram e tiveram seus 7 netos.

Pessoa de fino trato, pai de família exemplar e Cidadão politizado e participativo, Sr. Andrade é um exemplo de Cidadania a ser seguido.

MÉRITO POLÍTICO

FELÍCIO LATERÇA DE ALMEIDA

laterça

Alexandra Moreira e o Deputado Federal Felicio Laterça

Felício Laterça de Almeida, nasceu em 26 de maio de 1967, na cidade de Campos dos Goytacazes / RJ, formado em direito pela Universidade Federal do Rio de janeiro, já foi Oficial de Justiça, Policial Civil e é Delegado de Polícia Federal.

Eleito Deputado Federal pelo PSL para o mandato de 2019 a 2022 obteve 47.065 votos para seu primeiro mandato.

O Deputado Federal Felício Laterça alcançou em 2020 a maior pontuação entre os 513 parlamentares da Câmara, segundo pesquisa do Ranking dos Políticos, lista que avalia a atuação dos parlamentares.

Eleito com base em Macaé, Laterça obteve 78 pontos no ranking e obteve destaque sua defesa de temas relacionados ao combate à corrupção, como o Pacote Anticrime e o fato de ter aberto mão de privilégios, como por exemplo a aposentadoria especial dos deputados. Também foram avaliados a presença nas sessões, economia nos gastos com a cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso.

Felício é delegado federal de carreira e ex- titular da Delegacia de Polícia Federal de Macaé e aqui na região comandou operações que desmantelaram esquemas de corrupção em cidades como Cabo Frio e Macaé.

O Deputado Federal Felício Laterça destinou mais de 1 milhão de reais de emendas parlamentares para o Município de Quissamã destinadas a saúde e a agricultura.

Deixe uma resposta