O lixo, o esgoto e o “caos caótico”

Passamos pelo processo eleitoral como todos os brasileiros em 2016. Fomos às urnas para eleger nossos representantes, mas quase 20% dos Quissamaenses não fizeram isso, anularam seus votos, votaram em branco ou simplesmente se abstiveram.

Os que escolheram, optaram de acordo com suas convicções e conveniências, muitos votaram por acreditar nas promessas feitas. Uma das promessas, sem dúvidas, foi repetida nos palanques pelos candidatos de oposição ao então Governo: a promessa de interromper o contrato mais vergonhoso da história de Quissamã, o contrato do lixo mais caro do Brasil.

Contratada pela Prefeitura de Quissamã em 2013, a Empresa União Norte Fluminense Engenharia e Comercio Ltda é responsável pela coleta de lixo na Cidade de Quissamã e é também responsável por serviços de capina, varrição de ruas, transporte e destino final do lixo, manutenção de praças, parques e jardins públicos e também manutenção, limpeza e operação do sistema de esgoto sanitário da Cidade, bem como suas elevatórias.

Segundo informações da Prefeita, a União Norte já recebeu R$67.592.056,32 (sessenta e sete milhões quinhentos e noventa e dois mil cinquenta e seis reais e trinta e dois centavos) já contabilizados o aditivo do contrato dado por Ela até julho de 2017, que foi celebrado em fevereiro deste ano e assinado pelo Secretário de Obras e Vice Prefeito, Sr. Marcelo Batista.

Notem que em 4(quatro) anos, ou seja, de 2013 a 2016 esta empresa faturou por ano a quantia de R$17.535.053.39(dezessete milhões quinhentos e trinta e cinco mil cinquenta e três reais e trinta e nove centavos) algo absurdo, pois não existe nenhum município neste país que pague este valor para a execução destes serviços numa cidade de 23 mil habitantes.

Em Conceição de Macabu, por exemplo, Cidade vizinha que tem 25 mil habitantes, os mesmos serviços custam 6(seis) milhões por ano.

Tal contratação se torna ainda mais absurda porque estamos assistindo desde 2013 o abandono das estações de tratamento de esgoto. Todas estão sucateadas e com seu funcionamento precarizado.

O esgoto está fluindo a céu aberto na Cidade! Estamos assistindo o esgoto voltar para a casa das pessoas, ratos saindo pelo vaso sanitário como aconteceu na casa de um amigo em Santa Catarina e estamos vendo o esgoto ser jogado in natura (sem tratamento)na lagoa da Ribeira que é um dos maiores biomas da nossa Cidade e no Canal Campos Macaé, patrimônio Histórico do Estado do Rio de Janeiro.

Então porque a Prefeita não cumpriu com sua promessa e continuou com a União Norte no seu Governo?

Queremos respostas, pois um silêncio se abateu sobre nossa Cidade e hoje ninguém mais fala do lixo mais caro do Brasil.

Até quando vamos vivenciar esses absurdos? Até quando vamos ver nosso dinheiro ser jogado literalmente no lixo de Quissamã?

O caso é grave, pois além de haver suspeitas de superfaturamento, a saúde pública e o meio ambiente estão sendo ameaçados.

A saúde de nossa população está em risco e nenhuma providência foi tomada.

Estão esperando a chegada de 8 milhões para as obras de saneamento básico e dizem que este recurso foi conseguido por ela em Brasília. É mentira. Este recurso foi captado no Governo de Octávio Carneiro em 2014 e somente agora em 2017 a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde depositou a primeira parcela no valor de 1,4 milhões.

É preciso ser justo e reconhecer o mérito alheio, pois a falsidade é a característica mais marcante deste Governo.

Estamos de olhos abertos e vigilantes para saber quem está sendo pago através desta empresa e as respectivas medições: caminhões agregados, hora de máquinas, pessoal etc. , muito além dos salários daqueles simples garis que por sinal, ganham muito mal.

Definitivamente, faltou coragem para mudar.

Parafraseando um Vereador: “É o caos caótico” com a licença do pleonasmo.

3 thoughts on “O lixo, o esgoto e o “caos caótico”

  1. A mudança nem sempre é para melhor, “tudo que está ruim pode piorar”, já diziam os menos otimistas. A boa gestão é refletida em qualidade de vida, orgulho de pertencimento, satisfação em ser do lugar. Precisamos voltar a sorrir. Devemos deixar a complacência de lado e cobrar dos nossos gestores o mínimo de seriedade com o dever público.

  2. Coragem para mudar, se não fosse cômico seria trágico. Nossa Quissamã está abandonada. Se depender dá atual gestão vamos viver de esmolas em um mar de lamas. Gestão oportunista.

  3. Armando Cunha Carneiro da Silva

    Característica marcante: Falsidade !
    Realmente esse atual governo vêm sistematicamente mentindo para a população naquela crença, que norteou sua campanha, que a mentira repetida muitas vezes,acaba tornando verdade.No caso da campanha deu certo, por ser um período curto, 45 dias, quando as pessoas se deram conta dos absurdos divulgados como verdade nas redes sociais, já era tarde demais. Como estratégia de governo, está dando muito errado. Todos estão percebendo , a cada dia mais evidente, o caráter falso de um governo que mente descaradamente para a população.Vou contar algumas mentiras, apenas as mais cabeludas:
    1-Vou interromper o contrato mais caro do Brasil.
    2- Farei auditoria no contrato mais caro do Brasil.
    3-Estamos economizando com o lixo. Mentira, repetiu o mesmo valor do governo anterior.
    4-Estamos economizando com quarda-vidas. Mentira, além de pagar de forma irregular, sem respeitar direitos trabalhistas quer comparar com contratos anteriores que tinham objetos e prazos mais amplos.
    5-Economizei no carnaval. Mentira. Foi para rádio dizer que foi patrocinadores que arcaram com todos os custos.( Banheiros químicos, trio, bandas, decoração, iluminação etc). Patrocinador fantasma ?
    6-Irei valorizar os servidores públicos. Eu mesmo ouvi, cinicamente ela num programa de rádio, ao lado do vice/séc. de obras, dizer que por ser servidores, ela e o vice iriam dar um “acolhimento especial” à categoria. O que se vê até agora é uma farra de nomeações de não concursados eliminando as chances de reposição de perdas pela inflação de vários anos.
    7-Os governos anteriores administraram bilhões e nada fizeram. Mentira deslavada. A própria participou e apoiou todos os governos até 2012. E o de 2013 a 16 , passou a apoiar às vésperas da eleição, portanto está proibida de falar mal.
    8-A vereadora comentou acima. Não foi ela que arrumou em Brasília a verba do saneamento. É ,como se diz, cumprimentar com chapéu do outro.
    9-Não irá faltar remédio dá atenção básica. O que se vê hoje é o desespero do povo com o total desabastecimento dos postos de saúde.
    10-A prefeita em todas as vezes que se vê diante de uma platéia tenta convencer que nunca, jamais um governo em Quissamã fez alguma coisa para melhorar a vida das pessoas e como todos conhecem todos vai consolidando na opinião pública a incrível falsidade dela.
    11-Não vou empregar parentes, ela gritava nos palanques. Será que não se arranjou uma forma de indiretamente beneficiar sobrinhos , irmãos, cunhado , etc ?

Deixe uma resposta