Ícone do site Vereadora Alexandra Moreira

Patrimônio Histórico de Quissama: Vereadora encaminha denúncias à Cultura do Estado

A Vereadora Alexandra Moreira esteve na tarde do dia 14 de fevereiro em reunião com o Secretário Estadual de Cultura Ruan Lira. O encontro contou também com as presenças de técnicos da Secretaria e da historiadora Marta Medeiros e do Assessor Parlamentar Gustavo Albuquerque.

Secretário Estadual de Cultura Ruan Lira, Vereadora Alexandra, Marta Medeiros , Gustavo Albuquerque e Valdineia Balthazar, subsecretária de projetos e inovação

Na oportunidade, a Vereadora fez a entrega dos livros produzidos pela extinta Fundação Cultural de Quissama, uma rica bibliografia que conta a História da Cidade.

Alexandra também entregou ao Secretário de Cultura do Estado um dossiê composto de farta documentação que comprovam o estado de abandono do patrimônio cultural Quissamaense tombado pelo INEPAC, instituto de preservação do patrimônio histórico-cultural que é subordinado a Secretaria Estadual de Cultura.

A Vereadora que já foi presidente da extinta Fundação Cultural Quissamaense por 6 anos, esclareceu e solicitou às autoridades estaduais a devida intervenção junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, a fim de salvaguardar o patrimônio da Cidade de Quissama, confira o documento:

Também foi pautado na reunião o registro do Fado Quissamaense como patrimônio da cultura imaterial do Estado e o necessário apoio aos coletivos culturais de Bois Pintadinhos.

O Secretario Ruan Lira comprometeu o empenho pessoal e da Secretaria e na oportunidade, afirmou que em breve virá a Quissamã.

Já Diretor do Inepac – Roberto esclareceu que representantes da Prefeitura estiveram no Instituto solicitando aprovação em um orçamento para o restauro da capela do complexo Quilombola de Machadinha. Na oportunidade, foi esclarecido que a Prefeitura deveria ter um projeto, uma vez que o Inepac não licencia orçamentos.

O Diretor do Inepac – “Me pediram para licenciar um orçamento e informei que isso não é possível “ referindo-se à solicitação de autoridades da Prefeitura em recente encontro.

A Vereadora lamentou o despreparo e a incompetência dos atuais gestores, e esclareceu ao Diretor do Inepac que já existe uma investigação em curso que apura a omissão da Prefeitura na Preservação da Capela e das Ruínas de Machadinha que foi corroborado pelo laudo dos técnicos do Inepac, Documentos entregues a Vereadora Alexandra para juntar nas denúncias em andamento , confira os laudos:

Quissamã possui um rico acervo da cultura material e imaterial do Estado que agoniza desde que a Fundação Cultural da Cidade foi covardemente extinta em 2013. Desde então, nada mudou e a gestão das políticas culturais regrediu de forma avassaladora.

Sair da versão mobile