A Câmara Municipal de Quissamã aprovou a Lei n° 2338/2023 de autoria da Vereadora Alexandra Moreira que autoriza a inclusão do teste psicotécnico como etapa obrigatória nos concursos públicos realizados pelo município de Quissamã. A medida é necessária e fundamentada na busca pela excelência na seleção de servidores públicos.
Segundo a Parlamentar, a avaliação psicotécnica é amplamente reconhecida como uma ferramenta eficaz para analisar as aptidões e habilidades dos candidatos, especialmente no que se refere ao seu perfil psicológico e emocional. É fundamental também para garantir que os indivíduos que assumirão cargos públicos tenham as características necessárias para desempenhar suas funções de maneira adequada, atendendo aos requisitos de equilíbrio emocional, tomada de decisões, trabalho em equipe e resiliência, entre outras habilidades para cada cargo específico.
Além disso, a Vereadora defende que a inclusão do teste psicotécnico como etapa de seleção proporciona maior segurança tanto para o servidor público quanto para a sociedade em sua totalidade, uma vez que ao assegurar que os candidatos possuam a capacidade psicológica e emocional para lidar com situações adversas e estressantes inerentes ao serviço público, reduz-se o risco de problemas comportamentais e de saúde mental no ambiente de trabalho, bem como de condutas indevidas que possam comprometer a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população.
A presente Lei visa fortalecer o processo seletivo dos concursos públicos municipais, garantindo a escolha de profissionais qualificados e compatíveis com as demandas e responsabilidades dos cargos públicos, ao mesmo tempo, em que zela pela qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos de Quissamã.

