Por ocasião das comemorações do 33° Aniversário da Cidade de Quissamã comemorado dia 12 de junho, a Vereadora Alexandra Moreira concederá títulos de Cidadania a três personalidades que tem se destacado em suas funções em prol da população Quissamaense. A Cerimônia, ainda sem data para acontecer, é realizada pela Câmara Municipal de Quissamã em sessão solene específica para a entrega das honrarias.
Confira as biografias dos agraciados:

Daigo Souza de Oliveira
Seminarista Daigo
Daigo nasceu no dia 22 de março de 1992 na cidade de Macuco, interior do Estado do Rio de Janeiro. Uma pessoa comum, mas com uma trajetória incomum. Um ser literalmente humano, solidário, afetuoso, respeitoso, digno, esperançoso, temente a Deus. Uma pessoa que sempre dá o melhor de si. É filho do
mecânico Antônio Carlos de Oliveira e da dona de casa Tânea Maria Araújo de Souza.
Daigo cursou o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas macuquenses. Sempre zeloso com “as coisas de Deus”, serviu como coroinha e professor de catequese na Paróquia São João Batista. Em 2009, concluiu o Curso de Formação de Professores. De 2010 a 2012, exerceu o magistério como Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Também trabalhou na Secretaria Municipal de Educação de Macuco no período de 2012 a 2016. Apaixonado pelas letras, lecionou Língua Portuguesa e Literatura em uma escola particular no Município de Cordeiro, de 2013 a 2016.
Mas nosso homenageado foi seduzido, submetido e vencido e não houve sala de aula que o detivesse: “Seduziste-me, Senhor/ E eu me deixei seduzir”. Partindo os corações dos colegas de magistério, dos queridos alunos e dos familiares, deixou “a terra que tem palmeiras onde canta o sabiá” e, em 01/02/2017, ingressou no Seminário Diocesano de Imaculada Conceição onde já fez o propedêutico e a faculdade de
Filosofia. Atualmente cursa Teologia na Universidade Católica de Petrópolis.
Daigo também exerceu seu Trabalho Pastoral em diversas Paróquias do Vicariato Sede da Diocese de Nova Friburgo e, desde o dia 05 de setembro de 2020, trabalha na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, onde desenvolve sua Pastoral, sobretudo nas comunidades. Em Barra do Furado ajuda o povo a amadurecer sua fé, com animação, bom humor e uma simplicidade ímpar. Esta que foi sua primeira comunidade em terras quissamaenses. Hoje, Daigo desenvolve seu ministério em diversas
comunidades espalhadas pela cidade, Caxias, Machadinha, Santa Luzia entre outras. E sempre com muito amor e disposição para ajudar a todos em sua volta.
Aspirante a Padre, busca realizar-se na vocação que Deus lhe deu onde espera “Cantar o canto ensinado por Deus/ Com poesia ensinar nossa fé/ Plantar o chão, cultivar o amor, como poetas que querem sonhar/ Pra realizar o que o mestre ensinou… Celebrar seu viver pra no mundo ser mais aprendiz da verdade, justiça e da paz.”
Pelo zelo que dispensa à sua vocação, aos moradores e ao nosso município e por personificar o ideal de vida de todos aqueles que amam a Deus e ao próximo, temos a certeza de que o nosso homenageado é digno de receber esse Título de Cidadania.

Jamara de Lima Ferreira Gomes
Mara do Acarajé
Em 17 de outubro de 1975, nascia em Alagoinhas no agreste baiano, essa mulher de inúmeras batalhas e poucas desistências.
Mesmo há 122km de distância da capital Salvador, essa guerreira sempre sonhou voos mais altos, uma vida menos sofrida e conquistar seu lugar ao sol. Mas nunca perder a essência e as raízes da sua gente, tendo a referencia da sua avó Judite Ferreira até os dias atuais.
Da sua avó Judite herdou o prazer e o conhecimento pela culinária baiana. Seus temperos exalam o desejo de voltar sempre a experimentar seus quitutes.
E foi assim, com sonhos e sabores, veio para o estado do Rio de Janeiro. Viveu 10 anos em Macaé, onde espalhou sua culinária cativante. Chegando em Quissamã há 3 anos, foi de certo amor à primeira vista. Aqui se instalou, batalhou, e hoje é referencia do sabor baiano, para quem vai degustar seu cardápio.
Amada esposa do Alexandre, mãe zelosa da Julia, essa baixinha nos recebe com um sorriso farto, nos abraça com uma alegria que contagia. Um ser simples que sente prazer em servir bem e ama o que faz.
De certo é a baiana mais quissamaense desse nosso mundo. Essa é Jamara, que poderia ser LindaMara ou simplesmente, a nossa Mara do Acarajé de Quissamã.

Helen Caldeira Gobeti
Tenente Gobeti
Nascida em 10 de maio de 1989, na Cidade do Rio de Janeiro, onde viveu a maior a parte de sua vida no Bairro de Jacarepaguá. No ano de 2012, realizou o sonho de ingressar na Academia da Polícia Militar Dom João VI, onde fez, pelo período de 3 anos, o Curso de Formação de Oficiais.
Em 2014, se formou Aspirante e foi lotada no 8º Batalhão de Polícia Militar, onde serviu por 5 anos e, dentre algumas funções desempenhadas, foi Chefe da secretaria e da seção de comunicação Social, além de comandar a 4ª e a 5ªCIA, que abrangem os municípios de São Fidélis e São João da Barra, respectivamente.
Em 2020, passou a servir no 32º Batalhão de Policia Militar, onde, ainda hoje, sua principal função é comandar a 2ª CIA. A 1º TenGobeti, há 1 ano e 4 meses, foi a responsável pela segurança nos municípios de Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã. Com profissionalismo, dedicação e o empenho de sua equipe, composta por mais de 70 policiais militares, cumpriu com maestria o dever de servir e proteger a população, reduzindo os índices de criminalidade na área de atuação da 2ª cia e trazendo mais segurança e tranquilidade para os municípios da região, em especial nossa querida Quissamã.
A Tenente Gobeti foi a primeira Mulher Militar Comandante do Município de Quissamã e deixou um legado de trabalho marcado por seu empenho pessoal caracterizado na prevenção de ocorrências de crimes com atuação próximo das famílias da Cidade. A esta mulher que inspira tantas outras e simboliza o real sentido do “empoderamento feminino”, concedemos essa honraria, por mérito.