Atendendo ao ofício n° 005/2017 da Vereadora Alexandra Moreira enviado ao IFF-Quissamã em 06/02/2017, a Câmara Municipal de Quissamã recebeu no dia 16/05/2017 a visita do Magnífico Reitor Jefferson Azevedo acompanhado da Diretora do IFF Quissamã Sra. Aline Estaneck e demais funcionários da Instituição.
Video gravado em janeiro/2017
Na oportunidade, o Reitor esclareceu que a doação do imóvel ao IFF aconteceu em 17/10/2014 e que existem projetos de expansão da unidade que estão a espera de recursos que seriam oriundos de emendas parlamentares. Segundo o Reitor, o IFF Quissamã contaria com um restaurante e também quadra de esportes e que a casa principal vai abrigar várias atividades voltadas para a promoção de politicas afirmativas.
Reunião na Câmara Municipal 16/05/2017
A propriedade doada ao IFF-Quissamã foi desapropriada pela Prefeitura em 2007 no Governo Armando Carneiro para abrigar o IFF e a Fundação Cultural. Em 2013, a Fundação Cultural foi extinta pela Lei n°1378/2013 aprovada na Câmara e o imóvel contíguo ao recém construído IFF também foi doado pela Prefeitura através da Lei n°1.372/2013, aprovada pela Câmara.
O imóvel doado ao IFF perfaz uma área de 4.704,13 metros quadrados e possui uma casa com valor histórico tanto pela sua construção arquitetônica, quanto pela importância de seu ex proprietário, o Quissamaense Moacir Pereira da Silva.
Ofício enviado ao IFF Quissamã em 06/02/2017
Moacir Pereira da Silva nasceu em Machadinha em 1911 e faleceu em 2001. Seu Moacir ou Tio Moa, como era conhecido colaborou muito para o crescimento socioeconômico de Quissamã, inclusive encaminhando profissionalmente muitos Quissamaenses no Rio de Janeiro e até no exterior. Ele tinha 82 afilhados e tornou todos seus herdeiros, sem fazer distinção entre ricos e pobres. Moacir era advogado e chegou a vice presidência do grupo Atlântica Boa Vista, hoje Banco Bradesco. Um ilustre Quissamaense , mecenas da Cultura, que merece ter sua casa preservada e com uso voltado para atividades educativas, como era o seu perfil.
Matéria da revista “Cultura e Educação” ano IV-n°5- maio/20008
Outro aspecto cuidadosamente observado na época da extinta Fundação Cultural foi a presença de várias espécies de árvores da restinga, como uma Quixabeira, espécie ameaçada de extinção.
Os dirigentes do IFF se comprometeram a dar efetividade nas ações de expansão da entidade, respeitando a historicidade de local, da casa e sobretudo da Biografia do Sr. Moacir.
Vamos emanar esforços para que o local tenha um uso tão nobre quanto lhe foi dado originalmente quanto abrigou a extinta Fundação Cultural de Quissamã, responsável pela revitalização de boa parte do patrimônio histórico Quissamaense de 2007 a 2012.