
O Padre Marcus Vinícius Moreira Falcão vai receber da Vereadora Alexandra Moreira o título de Cidadão Quissamaense na Sessão Solene da Câmara Municipal agendada para acontecer no dia 9 de junho de 2017, às 19h na sede do IFF, campus Quissamã.
Marcus Vinínius, tem 33 anos, filho de um agricultor e de uma professora e é natural do município de Cachoeiras de Macacu/RJ. Graduado em teologia e filosofia, Marcus foi ordenado Padre em 27 de junho de 2009.
Padre Marcus Vinícius está a frente da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro desde setembro de 2013 e desde então, vem realizando um trabalho primoroso na Cidade de Quissamã.
O dinamismo, a inteligência e a eficiência na gestão da administração paroquial, são visíveis nas transformações que a Igreja Católica tem passado nestes quatro anos na Cidade. Também dono de uma homilia perfeita, Padre Marcus implementou a CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), a Pastoral Familiar, os Sacristão, o Círculo Bíblico, a Pastoral da Saúde, o Terço dos Homens, o Terço das Mulheres, a Pastoral da Comunicação, a Pastoral dos Coroinhas, a Pastoral da Liturgia, retomou Grupos de Oração, grupo de Jovens Discípulos e Adoradores e criou o RICA – Rito de Iniciação Cristã para Jovens e Adultos, implementou também os Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Palavra, além de celebrar mensalmente nas 20 capelas existentes na Paróquia, a maior e mais antiga da Diocese de Nova Friburgo.
Profundo conhecedor do patrimônio histórico, Padre Marcus Vinícius também se dedica a cuidar das relíquias de valor sacro histórico da Cidade e demonstrou isso ao restaurar recentemente a Capela de Nossa Senhora do Carmo, sem qualquer ajuda do Poder Público.
Professar a fé influencia diretamente no comportamento pessoal e social das pessoas, fazendo com que se sintam motivadas a enfrentar com sabedoria e esperança as adversidades. Sendo assim, o trabalho do Padre Marcus Vinícius em Quissamã deve ser motivo de reconhecimento e nada mais justo que conferir a este jovem servo de Deus, a honra de ser reconhecido como Cidadão de Quissamã.

Evangelho de Jesus Cristo segundo são João17,17 Consagra-os com a verdade: a verdade é a tua palavra. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os envio ao mundo. 19 Em favor deles eu me consagro, a fim de que também eles sejam consagrados com a verdade.»* 20 «Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, 21 para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E para que também eles estejam em nós, a fim de que o mundo acredite que tu me enviaste. 22 Eu mesmo dei a eles a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade, e para que o mundo reconheça que tu me enviaste e que os amaste, como amaste a mim. 24 Pai, aqueles que tu me deste, eu quero que eles estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória que tu me deste, pois me amaste antes da criação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te reconheceu, mas eu te reconheci. Estes também reconheceram que tu me enviaste. 26 E eu tornei o teu nome conhecido para eles. E continuarei a torná-lo conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles.»